REGISTO DO CIDADÃO EM VIAGEM NO ESTRANGEIRO
Qualquer cidadão português que viaje para o estrangeiro já pode registar-se no Gabinete de Emergência Consular do Portal das Comunidades Portuguesas.
Os dados recolhidos são confidenciais e destinam-se única e exclusivamente a serem tratados pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas no quadro das suas atribuições em matéria de proteção consular e serão destruídos 15 dias após a conclusão da viagem.
O Gabinete de Emergência Consular está integrado na Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro.
O Gabinete de Emergência Consular funciona 24 Horas com um sistema de atendimento permanente.
O Gabinete disponibiliza, ainda, um Sistema de Gestão de Emergência que oferece um serviço de registo que permite aos nacionais que viajam para o estrangeiro informar sobre a sua identificação, contactos mais diretos, percurso(s) da viagem com indicação do(s) país(es) de destino, datas de partida e chegada, locais de pernoita e respetivos contactos, bem como a indicação, opcional, do nome de um familiar ou amigo a ser contactado em situação de emergência.
Contactos
- Telefone de Emergência (atendimento 24 Horas): +351 707 202 000
- Telemóvel de Emergência (atendimento 24 Horas): +351 96 170 64 72
- Linhas telefónicas fixas: +351 21 792 97 14/5
- Fax Geral: +351 21 792 97 75
- Endereço de correio eletrónico geral: gec@mne.pt